quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Cooperação México - Ucrânia

.
O México e a Ucrânia podem vir a lançar um satélite em conjunto no prazo de até três anos, segundo afirmou Ruslan Spirin, embaixador ucraniano no país latino-americano, durante uma conferência no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Tijuana, realizado no início deste mês. A informação foi divulgada pela imprensa local, e não foram dados detalhes sobre a finalidade do satélite em discussão.

"Falando de nossa colaboração com o México, posso dizer que no ano passado, em Kiev, firmamos um acordo entre a Agência Espacial Estatal Ucraniana e a Agência Espacial Mexicana, um memorando sobre colaboração, com o propósito de lançar dentro de três anos um satélite comum", afirmou.

O diplomata destacou também que desde a dissolução da União Soviética, seu país mantém sua própria agência espacial, que tem participado da exploração científica do espaço exterior e outras missões. Ainda, comentou que no período de 1991 a 2007, a referida agência realizou seis lançamentos de satélites próprios e veículos lançadores, e que está projetando sua própria nave (sic) espacial.
.

Nenhum comentário: