domingo, 29 de setembro de 2013

Seminário sobre controle de tráfego aéreo no Brasil

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Programa Sirius: Seminário apresentará novo sistema brasileiro de gerenciamento da navegação aérea

Ivan Plavetz
24/09/2013

Entre os dias 14 a 17 de outubro, será realizado na cidade do Rio de Janeiro o Seminário ATM Sirius Brasil-Impulsionando o Desenvolvimento do ATM Nacional. Trata-se de um evento cujo tema central será o novo sistema de gerenciamento de tráfego aéreo que esta sendo implantado no Brasil, dentro do conceito CNS/ATM (Communication Navigation Surveillance/Air Traffic Management). O seminário pretende focar a discussão no amplo leque de mudanças e ganhos operacionais que deverão ocorrer no ATM brasileiro nos próximos dez anos.

O programa Sírius Brasil esta sendo implantado para proporcionar maior eficiência nas operações de gerenciamento do tráfego aéreo no Brasil, logrando-se entre outras vantagens, a redução do tempo de voo, consumo de combustível, poluição do meio ambiente e ruído em torno dos aeroportos. A chamada Navegação Baseada em Performance (PBN, da sigla em inglês Performance Based Navigation), já esta em operação nas áreas terminais de Brasília e do Recife.

Ao longo do seminário, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) espera reunir empresas aéreas, associações de classe envolvidas no transporte aéreo e aviação geral, controladores de tráfego aéreo, pilotos, profissionais ligados à infraestrutura de tráfego aéreo, gerentes ATM, empresas de infraestrutura aeroportuária e instituições de ensino superior ligadas à área. A ideia é debater temas como o uso de satélites na gestão do tráfego aéreo, comunicação digital e gestão estratégica da navegação aérea.

Atualmente, para gerenciar o controle do tráfego aéreo no Brasil correspondente a uma área de 22 milhões de km², considerando o espaço territorial e sobrejacente à área oceânica, o DECEA dispõe de 41 Centros de Controle de Aproximação (APP), 59 Torres de Controle (TWR), distribuídos em cinco Regiões de Informação de Voo (FIR), cinco Centros de Controle de Área (ACC), com um total de 14 mil pessoas colaborando com o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

As inscrições estão abertas até o dia 1°. Informações e inscrições: www.decea.gov.br/eventos/seminarioatm

Fonte: Tecnologia & Defesa.

Comentário do blog: a concepção inicial do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB), do início da década de 2000, que posteriormente deu origem ao projeto do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), tinha como missão primária o controle de tráfego aéreo, e como secundárias as capacidades em comunicações governamentais e de defesa, e meteorologia. As necessidades tanto em CNS/ATM como meteorologia ainda não foram devidamente endereçadas, e há expectativa para desdobramentos futuros nesse campo envolvendo o segmento espacial.
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