sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Próximas missões em Alcântara: VS-30 e VLS-1 VSISNAV

.
Reproduzimos abaixo uma nota divulgada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sobre uma reunião no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, para a discussão das próximas missões de lançamento a serem realizadas a partir do centro. Há informações interessantes sobre um voo do foguete de sondagem VS-30, previsto para dezembro, e também sobre a missão do VLS-1 VSISNAV, programada para o segundo semestre de 2014 (destaques em negrito feitos pelo blog):

Integrantes do DCTA se reúnem em Alcântara para debates sobre a área Espacial

Brasília 27 de Setembro de 2013 - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) recebeu entre os dias 23 e 27/9 integrantes da área espacial ligados ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) em reuniões técnicas. Ao todo, 44 especialistas de níveis superior e técnico, civis e militares do setor participam da segunda reunião no ano do Grupo de Interfaces de Lançamento (GIL 2/ 2013).  No encontro, ocorreu a primeira Reunião de Acompanhamento de Interfaces (RAI) da Operação Raposa, que objetiva o lançamento do veículo de sondagem VS-30 em dezembro próximo a partir de Alcântara.

No encontro, também foi apresentado o cronograma de lançamentos realizados e previstos no Programa Espacial Brasileiro para este e o próximo ano tanto no Brasil quanto no exterior e repassadas informações sobre a Operação Raposa, que terá, pela primeira vez, no país, o lançamento de um veículo espacial com uma carga útil (módulo com experimentos), que é um motor a propelente líquido que será ingnitado em voo. A expectativa é que em 2014 sejam realizados durante a Operação Santa Bárbara I testes com um mock-up (protótipo) do VLS e suas redes elétricas na nova Torre Móvel de Integração (TMI), a plataforma de lançamento do veículo em Alcântara. No segundo semestre, a equipe trabalha para que seja realizado o lançamento do veículo denominado VLS-1 VSISNAV. Na ocasião, devem ser testada toda a parte baixa do veículo (1º e 2º fases), incluindo a ignição e separação dos estágios e seus sistemas de navegação e destruição remota em voo. Esta operação deve se chamar Santa Bárbara II. Na época, a missão completa do VLS ainda não será realizada, porque não levará satélite a bordo para ser colocado em órbita e apenas 1º e 2º estágios do veículo estarão carregados de combustível.

Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer e discutir os Projetos do Foguetes de Treinamento (FOGTREIN) – FTB e FTI, Projeto Cyclone-4, Programa Microgravidade, estudos para o lançamento do VS-40/SARA Suborbital, situação das obras do CLA e impacto em futuros lançamentos.

Fonte: DCTA, via website da AEB.
.

Nenhum comentário: