sábado, 21 de setembro de 2013

Bolsas de estudos do Ciência sem Fronteiras

.
CsF para área aeroespacial tem mais de 80 bolsas do CNPq

Brasília 20 de Setembro de 2013 - Chamada pública lançada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança a Chamada Pública 50/2013 para oferta de bolsas Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), de Pós-doutorado no Exterior (PDE) e de Doutorado no Exterior (GDE), direcionadas a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o setor aeroespacial brasileiro no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) oferta bolsas de estudo nas modalidades Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), Pós-doutorado no Exterior (PDE) e Doutorado no Exterior (GDE), direcionadas a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico para o setor aeroespacial no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).

Serão concedidas até 25 bolsas de PDE, pelo período de seis a 12 meses cada, podendo ser prorrogada desde que não ultrapasse o total de 24 meses; até 42 bolsas para GDE, por 36 meses cada, podendo ser prorrogada por até 12 meses; e até 19 bolsas de SWE, pelo período de três a 12 meses cada.

Há ainda oportunidades para pós-graduação, a chamada terá oferta de bolsas para Atração de Jovens Talentos (BJT), por até 36 meses cada, e Pesquisador Visitante Especial (PVE), também pelo mesmo período, sem direito à prorrogação.

A chamada teve investimentos no total de R$ 15.855.300 e objetiva promover a internacionalização da ciência e tecnologia nacional, em consonância com a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

As propostas devem ser acompanhadas de arquivo contendo o projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até 29 de outubro próximo, às 23h59, horário de Brasília (DF), data limite de submissão das propostas. A divulgação dos resultados será feita a partir de novembro próximo e publicada no Diário Oficial da União e na página do CNPq na internet.

Fonte: CNPq
.
.

Nenhum comentário: