quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Cooperação Brasil - Itália

.
Entre os dias 10 e 12 deste mês, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva realiza uma visita à Itália. Ontem (10), o Ministério das Relações Exteriores distribuiu nota com o inteiro teor de seis instrumentos assinados durante a visita oficial, sendo um deles sobre cooperação em tecnologias e aplicações espaciais.

A Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Agência Espacial Italiana (ASI) celebraram uma carta de intenção ("letter of intent") tratando dos seguintes temas: (a) ciência espacial; (b) aplicações e pesquisas sobre observação terrestre, em particular monitoramento do meio ambiente, meteorologia, geodésia e gerenciamento de desastres; (c) comunicações espaciais; (d) atividades estratosféricas; e (e) educação e treinamento de pessoal.

A cooperação será implementada dos seguintes modos: (a) intercâmbio de especialistas para participarem de estudos e atividades conjuntas; (b) realização de conferências e simpósios conjuntos; (c) promoção de atividades educacionais em ciência e tecnologia espaciais; (d) promoção de contats entre institutos e indústrias atuantes no setor espacial; e (e) consideração de possíveis projetos conjuntos.

Do ponto de vista comercial, alguns projetos do Programa Espacial Brasileiro que interessam indústrias espaciais italianas: satélite de imageamento radar (MAPSAR) e o Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB).

O inteiro teor da carta de intenção, em inglês, pode ser acessado aqui.
.

Nenhum comentário: