quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cooperação Brasil - Israel: seminário na Câmara

.
Câmara promoverá seminário sobre tecnologia espacial

Saulo Cruz - Agência Câmara
22/07/2009

A Câmara deve promover, provavelmente em outubro, um seminário internacional sobre tecnologia espacial. O evento é o primeiro resultado do intercâmbio entre os parlamentos de Israel e do Brasil. Nesta quarta-feira, deputados israelenses estiveram no Congresso.

A visita faz parte das ações de intercâmbio entre os dois países. A 1ª vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO), que já esteve em Israel para discutir o acordo de cooperação, acredita que o Brasil vai se beneficiar muito com essa parceria.

"É uma cooperação que pode ser extremamente produtiva na área científica e tecnológica. Já neste ano, vamos fazer um seminário internacional na área espacial com a participação de pesquisadores, parlamentares, membros da iniciativa privada e empresas com interesses na área espacial", informou.

O presidente da Frente Parlamentar Brasil-Israel, deputado Dr. Talmir (PV-SP), avalia que o intercâmbio poderá ser estendido a outras áreas, como irrigação e alimentação: "Essa visita não é só de relação diplomática, mas pode render negócios, acordos a serem trabalhados para o futuro."

Consulados

O ministro de Relações Exteriores de Israel também está no Brasil e deve anunciar a reabertura do consulado israelense em São Paulo, fechado em 2002, e a criação do consulado do Rio de Janeiro. A deputada Raquel Teixeira lembra que se trata da primeira visita de um chanceler israelense em 22 anos, o que demonstra a intenção daquele país de fortalecer a cooperação com o Brasil.

Também está programada uma visita ao Brasil do presidente de Israel, Shimon Peres, em novembro, que deverá ser retribuída por uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Israel em 2010.

Fonte: Agência Câmara

Comentário 1: hoje, praticamente inexiste cooperação na área de espaço entre o Brasil e Israel. Mesmo companhias israelenses, tradicionais fornecedoras de sistemas militares para as forças armadas brasileiras (aviônicos, mísseis, etc.) têm tímida presença no setor espacial brasileiro. A Aeroeletrônica, de Porto Alegre (RS), controlada pela israelense Elbit Systems já forneceu subsistemas e componentes para satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Comentário 2: Os israelenses são considerados bastante agressivos nos mercados aeroespacial e de defesa, sendo esta uma das razões para o constante crescimento das exportações de companhias israelenses atuantes nesses setores, em especial a IAI (Israeli Aerospace Industries) e a Elbit Systems. A IAI, por exemplo, já exportou sua tecnologia em satélites SAR (Synthetic Aperture Radar) em banda X (TECSAR) para a Índia, e em parceria com a norte-americana Northrop Grumman, tem atuado fortemente para vender a mesma tecnologia para o Pentágono. No Brasil, a IAI mantém uma joint-venture com o grupo Synergy (leia mais aqui).
.

Um comentário:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Em minha opinião amigo a parceria internacional em qualquer área, e não seria diferente na área espacial, é sempre benéfica quando a mesma tem propósitos bem definidos e é realizada dentro de um planejamento adequado para que assim se evite a falta de foco e de recursos. No caso desse acordo, o mesmo só será interessante se for feito para suprir as áreas onde o Brasil não domina e não tenha ainda nenhum acordo já assinado. Fora isso será um acordo sem qualquer fundamento a não ser o de ordem política que só irá bagunçar ainda mais o cambaleante Programa Espacial Brasileiro.

Abs

Duda Falcão