.
Acordo de cooperação espacial entre Brasil e Rússia é publicado no Diário Oficial
23-07-2009
Em 20 de julho de 2009 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o “Acordo entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da Federação da Rússia sobre proteção mútua de tecnologia associada à cooperação na exploração e uso do espaço exterior para fins pacíficos”.
O acordo tem a finalidade de estabelecer relações de cooperação para a proteção de tecnologia relacionada à implementação de programas e projetos conjuntos no campo da exploração e uso do espaço exterior para fins pacíficos. Segundo o chefe de assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira, embaixador Carlos José Campelo, o acordo é reciproco, abrangente e essencial para avançar na cooperação entre os dois países.
A relação Brasil-Rússia na área espacial é antiga e sempre foi amigável. Em 1988 foi assinado o primeiro acordo entre os países. O protocolo previa a cooperação no campo da pesquisa espacial e da utilização do espaço para fins pacíficos. Desde então, outros seis documentos foram assinados fortalecendo, assim, a relação entre os dois países.
Fonte: AEB
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Mileski!
Essa é uma grande notícia para o PEB, pois segundo o Relatório Gestor de 2008 da AEB, havia um empecilho para que o primeiro vôo tecnológico do VLS-1 fosse realizado em dezembro de 2010, devido aos problemas relativos à finalização do contrato de consultoria com empresa da Federação Russa, que está pendente, já que ainda não havia sido promulgado pelo lado brasileiro esse Acordo de Salvaguardas Tecnológicas com a Rússia.
Abs
Duda Falcão
Postar um comentário