quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Amazônia-1: novas licitações são aguardadas

.
Segundo informações obtidas pelo blog, são aguardadas para as próximas semanas as publicações, no Diário Oficial da União, de avisos de aberturas de licitação para a compra de componentes do satélite de observação terrestre Amazônia-1, baseado na Plataforma Multimissão (PMM), e atualmente em construção pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e indústrias locais.

O INPE deve abrir licitação para a compra de três componentes, que somados devem superar o valor de R$ 20 milhões: (i) Transmissor em banda S (comunicação do satélite com o solo); (ii) Gravador de Dados Digital (Digital Data Recorder - DDR), espécie de disco rígido para o armazenamento de dados e posterior transmissão para o solo; e (iii) sensor de estrelas ("star tracker"), equipamento usado para se determinar a atitude (orientação) do satélite em relação às estrelas.

No final do ano passado, o INPE também adquiriu alguns subsistemas e carga útil para o Amazônia-1 (vejam aqui), como o sistema de controle de atitude e controle de órbita (ACDH, sigla em inglês), comprado da empresa argentina INVAP, e a câmera AWFI, a ser construída pela Opto Eletrônica, de São Carlos (SP).
.

3 comentários:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Essa é mesmo uma semana de boas notícias para o PEB. Lembra amigo que há algum tempo atrás eu havia lhe perguntado se havia ainda algo para ser contratado para o satélite Amazônia-1? Pois é, eu tinha a desconfiança que estava faltando algo que tinha ficado para ser adquirido em 2009. Está ai então o que estava faltando. Outra coisa Mileski, você tem alguma informação sobre esse satélite de observação de fronteiras que o presidente da AEB, Carlos Ganem citou na sua entrevista a revista "Espaço Brasileiro"?

Abs

Duda Falcão

Andre Mileski disse...

Duda, esse satélite de observação de fronteiras é projeto que está no Ministério da Defesa, algo que, ao menos publicamente, ainda está em fase preliminar. Abs. André

Brazilian Space disse...

Valeu mais uma vez Mileski pela sua atenção amigo.

Forte abraço

Duda Falcão