quinta-feira, 6 de maio de 2010

Rússia oferece centro de lançamento à Bolívia (!)

.
Segundo reportagem publicada no último dia 29 no website especializado Infodefensa, a Rússia ofereceu à Bolívia a construção em seu país de um centro de lançamento de satélites, juntamente com um pacote de material de defesa, especialmente mísseis antiaéreos.

A declaração foi feita por Leonid Golubev, embaixador russo na capital boliviana, La Paz. A Rússia "tem boas condições para construir uma estação de lançamento dos satélites especiais Cosmos para pesquisar, por exemplo, as mudanças de clima, observar os recursos naturais".

No início de abril, Moscou, por meio de seu primeiro-ministro, Vladimir Putin, já havia oferecido à Venezuela a construção de um centro de lançamentos espaciais no país vizinho.

Nos últimos tempos, a Rússia tem se esforçado em ampliar acordos (e oportunidades para suas empresas) na área de espaço com países sul-americanos. Além do Brasil (tecnologia de lançadores e Glonass, entre outros), o país europeu assinou um acordo com a Argentina (Glonass), e prospecta outras possibilidades, como estas na Venezuela e Bolívia, e também na Colômbia (satélite de comunicações - Projeto Satcol). As ofertas russas na Venezuela e Bolívia também podem ser uma reação ao avanço em matéria de cooperação espacial desses países com a China, que vendeu a ambos dois satélites geoestacionários de comunicações.

Com estas ofertas a Venezuela e Bolívia, aparentemente sem qualquer critério e lógica, a Rússia acaba perdendo credibilidade, em especial em países que buscam de fato comprometimento e parcerias no desenvolvimento de tecnologias ou em esforços comerciais conjuntos, como é o caso brasileiro. A imagem transmitida é de que a Rússia busca pura e simplesmente vender, sem qualquer outra preocupação.

Nenhum comentário: