domingo, 2 de maio de 2010

SABIA-Mar: Fase A será iniciada

.
O primeiro passo para o desenvolvimento da missão SABIA-MAR foi dado. Segundo informação divulgada no web-site da Comision Nacional de Actividades Espaciales (CONAE), "os governos da Argentina e Brasil decidiram iniciar imediatamente a fase A do satélite Argentino-Brasileiro SABIA-Mar".

Não foram divulgados mais detalhes, mas se as fases da Missão SABIA-Mar seguirem o padrão adotado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), é na Fase A que serão definidas a concepção geral do satélite, realizados estudos de viabilidade técnica, e também a definição de estratégia para o seu desenvolvimento e construção, inclusive do cronograma e estimativa de custos.

A última informação disponível ao blog sobre a missão argentino-brasileira havia sido colhida em outubro de 2009, com dois diretores da Agência Espacial Brasileira (AEB). Reproduzimos abaixo os dados divulgados à época:

"SABIA-MAR: embora parceiros na área espacial há vários anos, o Brasil e a Argentina não chegaram a desenvolver um satélite conjunto. O projeto SABIA-MAR, para observação marítima, existe desde 1998, mas apenas recentemente passou a ser considerado com mais atenção. Em parte, o seu “atraso” também se deve a possibilidade, hoje descartada, da participação espanhola na missão, o que chegou a ser considerado há muitos anos. Inicialmente, desde que as discussões entre o INPE e a CONAE foram retomadas, o Brasil seria responsável pelo fornecimento da plataforma (possivelmente a PMM), enquanto que a responsabilidade pelas cargas-úteis seria argentina. Aparentemente, houve uma inversão, devendo o Brasil agora se responsabilizar pelas cargas-úteis. De todo modo, isto ainda está sujeito a mudanças, tendo em vista que o projeto ainda está em fase preliminar. A expectativa é que haja novidades no primeiro trimestre de 2010."

Atualização, 02/05/2010, 20h45: o acordo para o início da Fase A da Missão SABIA-Mar foi firmado na Argentina, e contou com a presença, pelo lado brasileiro, de Gilberto Câmara, diretor do INPE, e Carlos Campelo, chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da AEB.
.

Um comentário:

rondini disse...

Olá Mileski:

E por falar em Argentina...
Eu estava dando uma olhada em alguns sites argentinos e encontrei um, chamado Artax.
Pelo que vi, a argentina está relativamente adiantada em matéria de pesquisa espacial.Vale apena conferir:
http://www.grupoartax.com.ar/default.html