quinta-feira, 7 de outubro de 2010

45º aniversário do CLBI

.
O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realiza uma cerimônia hoje (07), para comemoração de seu 45º aniversário. Criado em 12 de outubro de 1965, o CLBI tem por missão lançar e rastrear foguetes, mas também tem se destacado por seu comprometimento com o meio ambiente. Desde 2004, o centro tem uma parceria com o projeto Tamar para a proteção de tartarugas marinhas, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para apoio a projetos de mestrandos e doutorandos da flora e fauna do Estado de RN.

O CLBI realizou em sua história quase três mil lançamentos de foguetes para organismos nacionais e estrangeiros, assim como participou de quase 200 rastreios da família europeia de lançadores Ariane, lançados de Kourou, na Guiana Francesa.

Neste ano, com a realização de três operações de lançamento do Foguete de Treinamento Básico, três rastreios internacionais e da participação, com os seus meios operacionais da Operação Falcão da Marinha do Brasil, o CLBI mostrou o alto nível de qualificação técnica dos seus integrantes. E pela primeira vez, em operação com a Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC), indústria de produtos de segurança que atende ao mercado interno e externo, o CLBI teve a oportunidade de contribuir, mais uma vez para a expansão das divisas brasileiras e do RN.

Fonte: informações do CLBI, editadas pelo blog.
.

Nenhum comentário: