.
Agência Espacial Brasileira deve ser presidida por matemático
José Raimundo Braga Coelho é diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos
24/01/2012 - 13h00 O Globo
BRASÍLIA - O matemático José Raimundo Braga Coelho deve ser o novo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), em substitutição ao colega Marco Antonio Raupp, que assume nesta terça-feira o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, Braga é diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, dirigido até 2010 por Raupp, antes de entrar no governo. O anúncio deve ser formalizado nos próximos dias, porém, ainda faltam ajustes políticos para a presidente Dilma Rousseff bater o martelo.
A indicação de Braga já é comemorada por um círculo restrito de cientistas ligados ao Programa Espacial. O diretor do Parque Tecnológico já trabalhou na AEB, além de ter sido professor de matemática da Universidade de Brasília (UnB) e do Departamento de Ciências da Computação da Universidade de Nova York (EUA). No Brasil, o técnico gerenciou o mais audacioso programa de satélites já executado no país, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE): o Cbers, firmado em parceria com a China e que já lançou satélites de monitoramento com sucesso.
Na AEB, atuou como assessor da Presidência e, hoje, é tesoureiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Para amigos próximos, José Raimundo Braga Coelho já afirmou que, em caso de confirmação do convite, ele assumirá a função. De acordo com técnicos do MCT, a formalização do anúncio deve ocorrer até o final desta semana.
Fonte: website do jornal O Globo
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário