domingo, 8 de janeiro de 2012

Arianespace: balanço de 2011 e expectativas para 2012

.
Em 2011, a empresa europeia Arianespace confirmou mais uma vez a sua posição de liderança no mercado de lançamentos espaciais.

No ano passado, a empresa executou cinco lançamentos do Ariane 5, colocando em órbita 9 cargas úteis, sendo oito satélites de comunicações (de um total de 16 lançados durante o ano), e a nave Johannes Kepler ATV-2, que transportou cargas para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Foram ainda realizados quatro lançamentos do Soyuz, inclusive o seu voo de estreia a partir do centro espacial da Guiana Francesa.

Em 2011, a Arianespace assinou onze novos contratos para o Ariane 5, um para o Soyuz a partir de Kourou, e os dois primeiros contratos para o Vega. Sua carteira de missões contratadas alcançou um valor recorde de 4,5 bilhões de euros, que inclui 21 lançamentos do Ariane 5, quinze do Soyuz e dois do Vega, garantindo assim três anos de operações.

Missões em 2012

Para 2012, a Arianespace pretende executar treze operações de lançamento, sendo sete missões do Ariane 5, cinco do foguete russo Soyuz e o voo de estreia do lançador italiano Vega, prevista para o próximo dia 26.

O primeiro voo do Ariane 5 em 2012, programado para o início de março, a exemplo do que aconteceu em 2011, será destinado à ISS, com o lançamento do Edoardo Amaldi ATV-3. Para o segundo semestre, está previsto o lançamento a bordo de um Ariane 5 do satélite Star One C3, da Star One, subsidiária da companhia brasileira Embratel.

Das cinco missões do Soyuz, três serão realizadas a partir de Kourou, na Guiana Francesa, e duas do centro espacial de Baikonur, no Cazaquistão, em operações executadas pela Starsem.
.

Nenhum comentário: