sábado, 28 de janeiro de 2012

Alunos do ITA nos EUA

.
ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA ENGENHARIA AEROESPACIAL DO ITA INICIAM PROJETO DE FOGUETE DIDÁTICO DURANTE ESTÁGIO NA UNIVERSIDADE DE PURDUE

27/01/12

Com o apoio do Instituto Nacional de Estudos do Espaço (INEspaço) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), seis alunos de graduação da Engenharia Aeroespacial realizaram estágio em motores a propulsão líquida na Universidade de Purdue, West Lafayette - EUA, em janeiro deste ano.

Acompanhados pelo Prof Dr Amilcar Pimenta e pelo Tenente-Coronel Aviador André Pierre Mattei, ambos da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA, os alunos da Engenharia Aeroespacial se juntaram aos alunos regulares da Universidade de Purdue no curso de Projeto, Construção e Teste de Motores. Durante o período nos EUA, os alunos trabalharam no estabelecimento de objetivos e definição de requisitos, no plano de desenvolvimento de um motor, em experimentos práticos no Laboratório Zucrow, dedicado aos estudos de propulsão líquida da Universidade.

Para servir de base ao desenvolvimento dos trabalhos, os alunos escolheram desenvolver um foguete didático com propelentes líquidos. Além desta opção, havia também a possibilidade de um motor a oxigênio líquido e metano e um motor a propelentes hipergólicos não tóxicos. Este foguete, serve como exemplo de desenvolvimento desde o estabelecimento de objetivos e requisitos de projeto até a sua fase final, passando pela definição de missão, tamanho, propelentes e condições de operação.

Após o retorno ao Brasil, com o apoio das disciplinas de Engenharia de Sistemas e de Propulsão Líquida do ITA, os alunos continuarão a trabalhar nas fases de desenvolvimento de projeto, análise detalhada ao desenho e projeto de testes e análise de dados. “A iniciativa visa capacitar recursos humanos em alto nível para manter o Comando da Aeronáutica e o Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) na liderança do domínio das tecnologias necessárias ao Programa Espacial Brasileiro”, diz o coordenador do curso Ten Cel Pierre Mattei.

Os alunos do ITA continuarão a trabalhar com os alunos da Universidade de Purdue até o fim do primeiro semestre de 2012, havendo a possibilidade de continuidade no segundo semestre.

Fonte: ITA
.

Nenhum comentário: