quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

1º Workshop Latino-Americano de Cubesats

.
UnB sedia o 1º Workshop Latino-Americano de Cubesats

Brasília, 4 de dezembro de 2014 – A Universidade de Brasília (UnB) promove de segunda (8) a sexta-feira (12) em parceria com a Academia Internacional de Astronáutica (IAA, na sigla em inglês) o 1º Workshop Latino-Americano de Cubesats da IAA.

A proposta do evento é a de proporcionar à comunidade internacional latino-americana um fórum para apresentação e discussão na área de satélites universitários, em especial CubeSats.

O evento, que tem o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB), será aberto pelo diretor da instituição, Petrônio Noronha de Souza. Entre os brasileiros que apresentam trabalhos de pesquisa estão Carlos Alberto Gurgel Veras, diretor da área de satélites da AEB; Lidia Sato, do projeto ITASat; Nelson Schuch, do projeto do NanosatC-Br; Pedro Aquino, do projeto Conasat; Eduardo Escobar Bürger, do projeto AESP-14, e Gabriel Figueiró, do projeto Serpens, coordenado pela AEB.

Entre os convidados do exterior estão Robert Twiggs, da Morhead State University e Jordi Puig Suari, da CalPoly, considerados os criadores dos satélites de pequeno porte. Participam ainda especialistas da Argentina, Colômbia, Alemanha, Polônia, México, Gana, Japão, Espanha e Paquistão, entre outros países.

Para mais informações visite o site: http://cubesatbrasilia.akamido.com/MzQ0NA==/

Fonte: AEB

Comentário do blog: uma análise da programação deste workshop evidencia bem o efeito de popularização da tecnologia espacial pelo mundo proporcionada pelos cubesats. Da América Latina, haverá apresentações de projetos executados, além do Brasil, na Argentina, Colômbia, Peru, México e Equador.
.

Nenhum comentário: