quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

"Desafíos del Sector Espacial Latinoamericano"

.
Entre os dias 4 e 5 deste mês aconteceu na cidade de Bariloche, na Argentina, o seminário "Desafíos del Sector Espacial Latinoamericano", organizado pela Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) e pelas empresas estatais ARSAT e INVAP.

O evento contou com a participação de várias instituições espaciais da América Latina, e segundo divulgado pela CONAE, "funcionou como um espaço no qual foram apresentadas as atividades atuais e os respectivos projetos futuros, com a missão de identificar necessidades e horizontes comuns e estabelecer linhas de trabalho conjunto, promovendo deste modo sinergias que potencializem o seu desenvolvimento."

Foram destacados no encontro a necessidade de uma maior integração e cooperação regional para o desenvolvimento do setor, inclusive a formação de recursos humanos. Ainda, vários representantes de instituições presentes propuseram a criação de uma agência espacial regional ou organização similar para promover projetos e iniciativas conjuntas.

Estiveram presentes entidades da Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Do Brasil, participaram a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além da Visiona Tecnologia Espacial.
.

Nenhum comentário: