domingo, 15 de fevereiro de 2009

Avanços da ACS

.
Apesar dos problemas da binacional ucraniano-brasileira Alcântara Cyclone Space (ACS) com os quilombolas vizinhos do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, o projeto continuar a andar.

A Atech, fundação com sede em São Paulo (SP), contratada pela ACS no ano passado para a execução de serviços de levantamento de campo, e estudos de engenharia civil, mecânica, elétrica e hidráulica necessários à construção da plataforma de lançamento e infraestrutura relacionada continua trabalhando.


Ainda não existem obras em andamento no centro espacial, mas a expectativa é que sejam iniciadas até o final do ano, após a realização de licitação. No momento, além do estudo da Atech, que deve ser concluído até julho ou agosto próximos, também está sendo preparada toda a documentação para o licenciamento ambiental.

O objetivo, bastante arrojado, diga-se de passagem, é lançar o primeiro Cyclone 4 em julho de 2010.

Novidade

Se tudo acontecer conforme o planejado, na próxima quarta-feira (18), será dado um importante passo para o projeto da binacional. A informação dada ao blog veio de uma fonte altamente confiável, e teria surgido no final da semana passada, pegando algumas pessoas de surpresa. Surpresa, ressalte-se, positiva. É aguardar para ver.
.

Nenhum comentário: