segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

SGB mais próximo

.
Notícias sobre o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB) têm surgido com frequência na imprensa, especialmente a financeira. Já foram divulgadas informações sobre o estudo do modelo de Parceria Público Privada (PPP) para a empreitada (leiam mais aqui), e, também sobre a possível criação de uma nova empresa estatal para a exploração de serviços de telecomunicações no País (o SGB seria contratado e operado por essa estatal).

Na coluna "Poder", publicada na revista "IstoÉ Dinheiro" dessa semana (ed. 593, de 18 de fevereiro de 2009), saiu uma pequena nota sobre o projeto, citando Carlos Ganem, presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB):

"META ESPACIAL
Satélite mais perto

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Ganem, está irascível. Ele reclama que o Brasil tem pessoal qualificado, mas não tem "persistência, foco e prioridade" para construir o seu satélite geoestacionário. Por isso, ele colocou como meta a construção do satélite em dois anos, com a participação de empresas brasileiras. A maioria de São Paulo."

É evidente, há várias conversas nos bastidores. São muitas as partes envolvidas, como os Ministérios da Defesa, Comunicações, Ciência e Tecnologia, AEB, Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), entre outros, sem contar as indústrias aeroespaciais interessadas em construir o satélite, que já se movimentam.
.

Nenhum comentário: