segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

VSB-30: três lançamentos em 2009

.
A Swedish Space Corporation (SSC) divulgou na semana passada o seu planejamento de atividades espaciais para 2009, que envolve além de rastreio de satélites e lançamento de balões atmosféricos, missões com foguetes de sondagem para a realização de experimentos em ambiente de microgravidade.

Dois foguetes desenvolvidos e construídos no Brasil, do modelo VSB-30 serão lançados em abril/maio desse ano, nas campanhas Texus 46 e Texus 47, a partir do centro espacial de Esrange, ao norte da Suécia, em operações que contarão ainda com a participação da agência espacial alemã (DLR).

Também para maio, está previsto o lançamento de um VSB-30 do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, dentro do Programa Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB).

O VSB-30 (Veículo de Sondagem Booster) é um foguete de sondagem de dois estágios (S31 e S30) de combustível sólido, não-guiado, estabilizado por empenas. Possui 12,8 m de altura, cerca de 2.650 kg de massa e capacidade de lançamento de cargas úteis de pouco mais de 400 kg, a uma órbita média de 250 km, possibilitando cerca de 6 minutos de ambiente de microgravidade.

O foguete VSB-30 foi desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). É um exemplo de projeto bem-sucedido do Programa Espacial Brasileiro. Várias unidades já foram exportadas e lançadas da Europa, onde tem substituído com sucesso os foguetes britânicos Skylark, não mais produzidos.
.

Nenhum comentário: