quinta-feira, 10 de setembro de 2009

CLBI e foguetes médios

.
CLBI pronto para lançar foguetes de porte médio

10/09/2009

Nessa terça-feira (08), o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Ten Brig Ar Cleonilson Nicácio Silva, descerrou a placa de revitalização do Lançador MRL (Medium Class Rocket Launcher – Lançador de Foguetes de Porte Médio), na área das plataformas do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN).

O Projeto de Revitalização do Lançador, iniciado em meados de 2008, representou um desafio aos técnicos, engenheiros e militares do CLBI, pois exigiu análise detalhada do sistema elétrico, mecânico, estrutural e de sensoriamento do MRL. Todo o esforço resultou na recuperação total da capacidade de elevação de carga do lançador, o que garante a excelência de futuras atividades de lançamento.

MRL – Instalado em uma base de concreto, o Lançador de Foguetes de Porte Médio do CLBI, com capacidade de elevação de carga para foguetes de múltiplos estágios com até 7.5 toneladas de peso, é usado para posicionar o foguete (em elevação e azimute) e prover trilhos-guias para sua decolagem. A elevação e a orientação do lançador são eletricamente controladas, quer a partir das proximidades do lançador, quer a partir de local remoto.

Fonte: CTA
.

2 comentários:

RaulPMicena disse...

Parece que o CLA não está podendo lançar foguetes devido às obras da reconstrução da TMI do VLS.

Será que essa obra do CLBI já está visando um possível lançamento de um VS-40, com SARA suborbital, ainda neste ano ou no próximo?


abraços

Brazilian Space disse...

Olá Raul!

É isso mesmo amigo. Devido às obras da TMI no CLA as missões de lançamento foram transferidas para o CLBI, por isso a recuperação do “Lançador de Foguetes de Porte Médio” desse centro de lançamento. Essa obra já deveria ter sido feita há tempos e agora com a extrema necessidade de se fechar o CLA para as obras da TMI foi finalmente concluído. No entanto Raul, esse ano só estão programados mais dois vôos que se realizarão no CLBI, são eles: um vôo do foguete americano Improved Orion e um outro do foguete VSB-30 com experimentos do “Programa de Microgravidade” da AEB. O vôo da SARA está programado para acontecer através de um foguete VS-40 no segundo semestre de 2010 e muito provavelmente do CLA.

Abs

Duda Falcão