.
Presidente da AEB estabelece novo grupo de trabalho sobre Geonsat
22/09/2009
O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, estabeleceu, por meio da Portaria nº 164, de 15 de abril, a nova composição do Grupo de Trabalho (GT) sobre Geoposicionamento e Navegação por Satélites (Geonsat). Presidido por Raimundo Mussi, coordenador técnico científico da AEB, o grupo conta com a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ciência e Tecnologia, Defesa, setor industrial e da comunidade científica.
Segundo Mussi, o grupo tem como função acompanhar a evolução e a participação brasileira nos sistemas de geoposicionamento do mundo todo. O GPS, dos Estados Unidos, o Glonas, da Rússia e o Galileo, da União Européia são exemplos desses sistemas. Outro objetivo do GT será a análise e o acompanhamento de sistemas locais de geoposicionamento e navegação por satélites, como o chinês, o japonês e o indiano.
Fonte: AEB
Comentários: existem no Brasil vários esforços paralelos relacionados a sistemas de posicionamento e navegação por satélites. Existem instrumentos de cooperação assinados com a Rússia relacionado ao sistema GLONASS (vejam a postagem "Glonass, Rússia e Brasil"), e no passado também houve discussões avançadas com países europeu visando a um possível envolvimento brasileiro no programa Galileo. Nesta mesma linha, é executado no País, com a participação da Atech e com recursos da Comissão Europeia, o Projeto Celeste.
.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário