terça-feira, 22 de setembro de 2009

AEB: GT sobre geoposicionamento e navegação

.
Presidente da AEB estabelece novo grupo de trabalho sobre Geonsat

22/09/2009

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, estabeleceu, por meio da Portaria nº 164, de 15 de abril, a nova composição do Grupo de Trabalho (GT) sobre Geoposicionamento e Navegação por Satélites (Geonsat). Presidido por Raimundo Mussi, coordenador técnico científico da AEB, o grupo conta com a participação de representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ciência e Tecnologia, Defesa, setor industrial e da comunidade científica.

Segundo Mussi, o grupo tem como função acompanhar a evolução e a participação brasileira nos sistemas de geoposicionamento do mundo todo. O GPS, dos Estados Unidos, o Glonas, da Rússia e o Galileo, da União Européia são exemplos desses sistemas. Outro objetivo do GT será a análise e o acompanhamento de sistemas locais de geoposicionamento e navegação por satélites, como o chinês, o japonês e o indiano.

Fonte: AEB

Comentários: existem no Brasil vários esforços paralelos relacionados a sistemas de posicionamento e navegação por satélites. Existem instrumentos de cooperação assinados com a Rússia relacionado ao sistema GLONASS (vejam a postagem "Glonass, Rússia e Brasil"), e no passado também houve discussões avançadas com países europeu visando a um possível envolvimento brasileiro no programa Galileo. Nesta mesma linha, é executado no País, com a participação da Atech e com recursos da Comissão Europeia, o Projeto Celeste.
.

Nenhum comentário: