segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Operação FogTrein II


O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) iniciou no dia 13 de outubro a Operação FogTrein II, que consiste no lançamento de dois foguetes de treinamento previstos para serem lançados nos dias 20 e 21 de outubro.

O objetivo da Operação é desenvolver e certificar foguetes instrumentados para treinamento do CLBI e do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), visando o aprimoramento e a manutenção da capacidade operacional dos Centros de Lançamentos para o cumprimento das atividades previstas no Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE).

Além do efetivo do CLBI, esse evento conta com a participação de engenheiros da Avibras, o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e envolvimento do Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), Centro de Lançamento da Alcântara e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

O FTB é um foguete mono-estágio, não guiado, com 3,05 m de comprimento e 67,8 kg. O motor propulsor é composto de combustível sólido e tem apenas uma fase de queima de 4 segundos, alcançando mais de 30 km de altura e caindo em alto mar a mais de 16 km da costa. Nesse vôo, os Foguetes Básicos de Treinamento já estão preparados para disponibilizar 5kg de carga útil para experimentos tecnológicos, além de instrumentos para acompanhamento das estações de telemedidas, preparando assim as equipagens para os próximos lançamentos.

“Estes lançamentos permitirão avaliar, mais uma vez, a estabilidade aerodinâmica dos veículos e verificar a qualidade dos sistemas de bordo que compõe m a carga útil. Todos os dados obtidos servirão como base para os processos de certificação de projeto de desenvolvimento dos veículos FTB.” Concluiu o Coordenador Geral da Operação, Tenente-Coronel-Aviador Ricardo Rodrigues Rangel.

Fonte: CLBI

Comentário: em agosto, operação similar (FogTrein I) foi realizada no Centro de Lançamento de Alcântara (vejam em "FogTrein I e Alcântara").

Um comentário:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Tudo bem contigo? Mais uma operação com esses foguetes desenvolvidos pela AVIBRÁS e agora realizada do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Pela primeira vez a mídia (Jornal Tribuna do Norte) divulga uma foto mais esclarecedora desse foguete o que é muito bom. Segundo informações colhidas por mim a AVIBRÁS estaria desenvolvendo mais dois modelos desses foguetes de treinamento que serão testados nos próximos anos. Seriam eles o FTI (Foguete de Treinamento Intermediário) e o FTA (Foguete de Treinamento Avançado) que certamente serão maiores que o FTB e também movidos a propulsão sólida. Fica claro que a AEB/IAE estão procurando soluções mais baratas para que possam manter suas equipes de preparação e lançamento de foguetes tanto no CLA, quanto no CLBI, bem preparadas para as missões de lançamentos previstas para o PEB nos próximos anos. Existe também uma outra iniciativa para baratear custos sendo conduzida pelo “Programa Uniespaço” da AEB, que vem investindo num projeto de foguete da Universidade de Brasília (UnB) movido a propulsão híbrida (sólida e líquida) conhecido como Santos Dumont-2 (SD-2), tecnologia essa ainda inédita no país. No entanto, esse foguete é ainda um protótipo em desenvolvimento e tem como objetivo alcançar somente 6 km de altitude. A expectativa da equipe da UnB em quatro anos é desenvolver o foguete SD-100, esse sim um verdadeiro foguete de sondagem que visa atingir até 100 km de altitude. Na matéria do jornal, fala-se que haverá um grande evento de lançamentos que está previsto para maio de 2010. Será uma dessas campanhas de lançamento com foguetes da NASA? Não sei, teremos de aguardar mais detalhes.

Abs

Duda Falcão