quarta-feira, 23 de junho de 2010

SARA: ensaio da eletrônica embarcada

.
Eletrônica do Sara é testada em ensaio

22/06/2010

No dia 17 de junho, a equipe do Projeto SARA realizou o ensaio em mesa de mancal a ar de um eixo do SARA suborbital, a verificação funcional mais importante da eletrônica embarcada do veículo. Os testes ocorreram no Laboratório de Propriedades de Massa da Divisão de Integração e Ensaios (AIE) do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA).

Neste ensaio, o SARA Suborbital é colocado sobre um colchão de ar preso ao eixo longitudinal do Sara de forma a permitir a rotação do veículo quase sem atrito. Ao ser induzida uma rotação, a rede de controle do SARA comandou os atuadores de gás frio para controlar o movimento. Todo o processo foi enviado por telemetria para uma mini-estação montada para este fim. Após o teste com o eixo de rolamento, serão verificados também os eixos de arfagem e guinada.

No ensaio, foram testadas com sucesso as redes de controle, de telemetria e de serviço, restando apenas a rede de segurança, cujo teste será programado em outra data. A eletrônica do SARA Suborbital foi desenvolvida pela empresa Mectron, sob coordenação da Divisão de Eletrônica (AEL) do IAE.

Fonte: IAE/DCTA, editado pelo blog.
.

Nenhum comentário: