quinta-feira, 27 de dezembro de 2012
Os problemas do CBERS 3 - Parte II
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), até o momento, não se manisfestou oficialmente sobre a extensão do atraso do lançamento do satélite CBERS 3 por conta de falha em componentes em testes finais já na China, assunto abordado pelo blog no início de setembro (ver as postagens "CBERS 3: lançamento ameaçado" e "Os problemas do CBERS 3"), mas uma consulta ao Diário Oficial da União (DOU) revela providências que estão sendo tomadas.
Na edição do DOU de 6 de dezembro, foram publicados dois extratos de dispensa de licitação da Agência Espacial Brasileira (AEB) para a contratação de empresas para o retrabalho em subsistemas dos satélites CBERS 3 e 4, no caso o TTCS (subsistema de Telemetria, Rastreamento e Controle) e o imageador WFI (Wide Field Imager).
A Mectron, de São José dos Campos (SP), foi contratada para prestação de "serviços de re-projeto e substituição do Circuito de IN-RUSH e troca dos conversores DC/DC dos equipamentos transponder MV1,MV2 e MV3 do subsistema TTCS dos Satélites CBERS 3 & 4", pelo valor de pouco mais de R$1,45 milhão.
A Equatorial Sistemas, por sua vez, prestará "serviços de retrabalho do Circuito de IN-RUSH dos modelos FM1, FM2, FM3 e troca dos conversores DC/DC dos modelos FM1 e FM2 dos SPE do subsistema WFI dos Satélites CBERS 3&4", num contrato de cerca de R$720 mil.
O blog continua em busca de informações oficiais sobre a o atraso na missão do CBERS 3, e tão logo tenha mais detalhes, divulgará a seus leitores.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Caro André,
Pelos vistos, podemos então esperar um atraso de largos meses na missão?
Abraço!
Rui C. Barbosa
Que bom. Vão atrazar sim. Mas agirão de forma segura e não colocarão tudo a perder.
Postar um comentário