quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Notícias dos CBERS 4 e 4A

.
CBERS 4: conclusão da revisão final

Nesta quinta-feira (18), foi concluída na China Academy of Space Technology (Cast), em Pequim, o Final Design Review (FDR, sigla em inglês) do CBERS 4, previsto para ser lançado no início de dezembro.

Conforme detalhado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o objetivo do FDR "é relatar e revisar as atividades de montagem, integração e testes do satélite, com o propósito de demonstrar que o sistema está apto para ser embarcado para a base de lançamento para o processamento final que antecede ao lançamento e início das operações." 

A campanha de lançamento deve começar em meados de outubro, com o deslocamento do satélite para o sítio de lançamentos de Taiyuan, a cerca de 760 km a sudoeste de Pequim. O passo seguinte será a preparação do artefato, finalizada com uma revisão quanto à prontidão para voo, e sua integração ao lançador Longa Marcha 4B.

Para mais informações sobre a revisão final, leia a nota divulgada pela AEB.

Discussões sobre o CBERS 4A

Paralelamente aos preparativos para o voo do CBERS 4, autoridades brasileiras e chinesas avançam com as discussões para a construção de uma terceira unidade da segunda geração do programa CBERS, designado 4A. O tema foi pauta da reunião do Grupo de Trabalho para a implementação do Plano Decenal Sino-Brasileiro de Cooperação Espacial, realizada na última terça-feira (16), em Pequim, que contou com a participação de representantes e técnicos da AEB e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), além das contrapartes chinesas.

Segundo informações divulgadas pela AEB, a agenda "contemplou ainda vários itens do Plano Decenal, dentre eles a estrutura de governança do Plano; o programa de cooperação educacional entre as agências para a área espacial; a proposta da distribuição internacional das imagens do satélite Cbers-4, e da cooperação em componentes eletrônicos e equipamentos." Leia mais em "Brasil e China discutem o desenvolvimento do satélite CBERS 4A".
.

Nenhum comentário: