quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Itasat: voo a bordo de um Falcon 9

.
.
AEB negocia contrato para lançar o Itasat-1

Brasília, 24 de setembro – Agência Espacial Brasileira (AEB) concluiu essa semana mais um passo no projeto Itasat-1 com a negociação da contratação do serviço de lançamento do satélite universitário num veículo Falcon-9 da empresa SpaceX para o segundo semestre de 2015.

Após ser readequado sob coordenação da AEB, o Itasat-1teve agregado outros experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), das universidades do Vale dos Sinos (Unisinos), Federal do Rio Grande do Nortre (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).

Entre os novos experimentos estão o GPS Orion e uma placa microcontrolada com sensores de radiação ionizante, que terá seus dados processados em conjunto com o laboratório de estudos do clima espacial (Embrace) no Inpe.

A conclusão da integração do modelo de engenharia e realização de testes funcionais está prevista para até o fim de dezembro próximo. A integração do modelo de voo, com testes de aceitação funcionais e de requisitos de lançamento a cargo do Laboratório de Integração e Testes (LIT), no Inpe, serão realizados entre janeiro e abril de 2015.

Fonte: AEB
.

Nenhum comentário: