.
O voo bem sucedido do foguete de sondagem VS-30 na noite da última segunda-feira (1º), dentro da Operação Raposa, representa uma boa notícia para o programa brasileiro de foguetes e lançadores, carente de novidades já há vários anos.
Como foi largamente noticiado, inclusive pela grande imprensa, a missão envolveu o ensaio de tecnologia de propulsão líquida, desenvolvida pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA), em parceria com a Orbital Engenharia, de São José dos Campos (SP). Foi testado o Estágio Propulsivo Líquido (EPL), composto pelo motor L5 e por um sistema de alimentação (SAMF), e que funciona tendo oxigênio líquido e etanol como combustíveis.
Novas missões
Se tudo correr conforme o planejado, outras duas missões importantes podem acontecer dentro dos próximos meses, até meados de 2015: um lançamento do VS-40M, num ensaio envolvendo o projeto do Satélite de Reentrada Atmosférica (SARA), e um VSB-30, para experimentos em ambiente de microgravidade.
Aliás, sobre os projetos nacionais de foguetes e as próximas missões, vale a leitura da reportagem "Gravidade Zero", publicada na edição de agosto da Revista FAPESP. A matéria traz várias informações interessantes.
.
terça-feira, 2 de setembro de 2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário