quinta-feira, 13 de agosto de 2009

FogTrein I: segundo FTB lançado com sucesso

.
Mais um foguete de treinamento é lançado com sucesso no CLA

13/08/2009

O Foguete de Treinamento Básico - FTB teve a sua contagem regressiva realizada pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, na área técnica de Controle do Centro de Lançamento de Alcântara - CLA, às 11h 21 min, nesta quinta-feira dia 13, onde foi realizado pela segunda vez o lançamento do FTB.

Também estiveram presentes participando do lançamento o Presidente da Agência Espacial Brasileira, Engenheiro Carlos Ganem, o Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial Major-Brigadeiro-do-Ar Ronaldo Salamone Nunes e ainda o Presidente Alcântara Cyclone Space (ACS), Roberto Amaral.

Conforme o Coordenador Geral da Operação FogTrein I, Tenente Coronel Aviador Ricardo Rangel, o foguete alcançou 31.350 metros de altura, atingindo 4.100 km/h de velocidade. O FTB, fabricado pela empresa brasileira Avibras, após a sua trajetória, caiu a 14,5 quilômetros da costa.

Com este acontecimento a Operação FogTrein I encerrou suas atividades práticas alcançando o seu objetivos principais da Operação, lançar e rastrear 02 (dois) Foguetes de Treinamento Básico (FTB), tendo como finalidade principal o treinamento de recursos humanos do CLA e do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Natal-RN, além de manter a capacidade operacional dos meios técnicos e logísticos do CLA e, ainda, a obtenção de dados para qualificação e certificação dos referidos foguetes.

Fonte: Seção de Comunicação Social do CLA

Atualização (13/08, 18h58): em notícia divulgada pela Agência Espacial Brasileira, foi informado que ainda este ano deverão ocorrer novos lançamentos de um foguete intermediário, chamado FTI (Foguete de Treinamento Intermediário), com massa e alcance superiores em relação ao FTB, que tem aproximadamente 68 quilos e 3 metros de comprimento.

Nenhum comentário: