domingo, 9 de agosto de 2009

Venesat-1: 100% operacional

.
O Ministério da Comunicação e da Informação do governo venezuelano divulgou no final de julho uma reportagem sobre o satélite de comunicações Venesat-1, também chamado de Simón Bolívar. O Venesat-1, construído na China, foi lançado ao espaço no final de outubro de 2008.

A reportagem ("Satélite Simón Bolívar consolida la independencia tecnológica") traz um posicionamento oficial negando a veracidade dos rumores de que o Simón Bolívar estaria com sérias anomalias em seu funcionamento (para saber mais sobre os rumores, leiam a postagem "Problemas com o VENESAT-1?"). "Em relação aos rumores difundidos por alguns meios de comunicação acerca de que o satélite venezuelano havia sofrido falhas, atualmente o satélite Simón Bolívar está 100% operacional e não tem problema com nenhum subsistema, estando, portanto, tudo em completa normalidade", diz o artigo.

A reportagem também detalha a capacidade da Venezuela em controlar o satélite a partir de seu território. 33 operadores venezuelanos foram capacitados na China, permitindo o controle do satélite pela Agencia Bolivariana de Actividades Espaciales (ABAE) e pela Compañia Nacional Teléfonos de Venezuela (CANTV), "durante as 24 horas dos 365 dias do ano (...)", a partir de uma estação terrena em El Sombrero, no estado de Guárico. O país conta ainda com uma estação de contingência, localizada em Uepa, no estado de Bolívar.
.

Nenhum comentário: