segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Matéria sobre sistemas inerciais no Valor

.
A edição de hoje (14) do jornal Valor Econômico traz uma interessante reportagem ("Brasil desenvolve sistema de navegação de satélites e foguetes"), de autoria de Virgínia Silveira, sobre os esforços brasileiros para o desenvolvimento de tecnologia de sistemas inerciais.

Para programas aeroespaciais e militares que busquem autonomia, o desenvolvimento de tecnologia de sistemas inerciais é mais do que estratégico. De nada adianta, por exemplo, desenvolver localmente um foguete-lançador e comprar no exterior o sistema de guiagem, componente com mercado altamente regulado. Vejam a postagem "Sistemas inerciais: o calcanhar-de-aquiles do VLS", de julho de 2008.
.

Um comentário:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Amigo, duas coisas nessa matéria me causam preocupações. A primeira dela é com a afirmação da autora de que:

“A compra de componentes para o atual projeto também continua sofrendo embargo dos EUA”

Isso significa que o Brasil tem ainda o EUA como fornecedor de partes sensíveis desse equipamento, ou seja, não muda nada. Se eles quiserem em algum momento embargar definitivamente, farão isso sem pensar duas vezes. Não creio que essa seja a solução. O Brasil precisa desenvolver no país todo o processo de produção, se não vai continuar na dependência americana ao bel prazer deles.

A outra coisa Mileski é sobre o que conversamos semanas atrás, pois creio ser esse um bom exemplo da preocupação expressada pelo coronel Pantoja do IAE. O consórcio de empresas está desenvolvendo esse equipamento com recursos públicos e com o apoio do IAE, IEAv e do INPE, portanto se alguma dessas empresas no futuro for vendida a uma empresa estrangeira, essa tecnologia agora em desenvolvimento não pode fazer parte do pacote de venda da mesma, pois essa tecnologia pertence ao país e conseqüentemente ao povo brasileiro.

Abs

Duda Falcão