quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Parte II

.
Encerramos hoje (31) a retrospectiva sobre o que aconteceu de mais importante nos programas e atividades espaciais desenvolvidas nos países sul-americanos em 2009. Para acessar a primeira parte, clique em "Retrospectiva 2009 - Parte I".

Para mais informações sobre os acontecimentos destacados, basta clicar sobre os seus títulos.

Julho

- EADS Astrium no Brasil: a companhia espacial europeia EADS Astrium indica o executivo Jean Noel Hardy para a Vice-Presidência de Business Development no Brasil.

- Certificação do VSB-30: o foguete de sondagem brasileiro VSB-30, do Instituto de Aeronáutica e Espaço, recebe certificação do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

- COSMO-SkyMed no Brasil: a Telespazio Brasil, dos grupos Finmeccanica e Thales é anunciada como representante no País das imagens dos satélites-radar da série COSMO-SkyMed.

Agosto

- Operação FogTrein I: Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realiza a operação FogTrein I para treinamento de recursos humanos e testes operacionais e de equipamentos do centro.

- Centro do INPE na Amazônia: O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) inaugura o Centro Regional da Amazônia (CRA), em Belém (PA).

Setembro

- Cooperação Brasil - França: durante visita de comitiva francesa ao Brasil, novos acordos e parcerias na área espacial são discutidos.

- Avanços no Arsat: a companhia de comunicações argentina Arsat contrata a EADS Astrium e a Thales Alenia Space para o fornecimento de componentes e subsistemas para a série de satélites de comunicações Arsat, em desenvolvimento pela INVAP.

- CBERS: 1 milhão de imagens distibuídas: no mês que o CBERS 2B completa dois anos em órbita, o INPE atinge a marca de 1 milhão de imagens de satélite (CBERS e Landsat) distribuídas gratuitamente.

Outubro

- Amazonas 2 em órbita: satélite de comunicações Amazonas 2, da companhia brasileira Hispamar é colocado em órbita por um lançador Ariane 5.

- Cooperação Brasil - Bélgica: Agência Espacial Brasileira (AEB) firma com o Centro Espacial de Liège, na Bélgica, acordo de cooperação no âmbito de ciências e técnicas espaciais.

- Ensaio de motor no DCTA: é realizado com sucesso nas instalações do DCTA, em São José dos Campos, ensaio de queima em banca de provas do propulsor S40M, desenvolvido para o VS-40.

Novembro

- Venesat 1 completa um ano: o satélite de comunicações venezuelano Venesat 1 completa um ano em órbita.

- Repasse de recursos para o Amazônia 1: a AEB ao INPE repassa R$ 14 milhões para o projeto de desenvolvimento do satélite Amazônia 1.

- VSB-30 lançado na Europa: dois foguetes VSB-30, fabricados no Brasil, são lançados com sucesso no norte da Suécia.

Dezembro

- Visita de Lula à Ucrânia: Presidente Lula visita à Ucrânia e trata da parceria espacial para lançamento de foguetes Cyclone 4 a partir do CLA.

- Subvenção da FINEP: a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia divulga lista final de projetos selecionados - alguns da área espacial - para seu programa de subvenção econômica.

- Orçamento de 2010 para a AEB: orçamento federal é aprovado pelo Congresso e AEB terá R$ 293 milhões.

- 30 anos de Ariane: família europeia de lançadores Ariane completa 30 anos.
.

Nenhum comentário: