quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Retrospectiva 2009 - Parte I

.
Damos início hoje (30) a uma retrospectiva sobre o que aconteceu de mais importante nos programas e atividades espaciais desenvolvidas nos países sul-americanos em 2009. A retrospectiva está dividida em duas partes (janeiro a junho, e julho a dezembro). A segunda parte será publicada amanhã (31).

Para mais informações sobre os acontecimentos destacados, basta clicar sobre os seus títulos.

Janeiro

- Contratos do Amazônia 1: o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) contrata a Opto Eletrônica e a INVAP, da Argentina, para fornecer o imageador AWFI e o sistema de controle de atitude e órbita (ACDH, sigla em inglês) do satélite Amazônia 1.

- CBERS 2 deixa de operar: o segundo satélite da série CBERS encerra a sua vida útil, após mais de cinco anos de funcionamento.

Fevereiro

- Cooperação Brasil - Colômbia: os governos brasileiro e colombiano firmam instrumento de cooperação em ciência e tecnologia espaciais.

- UnB testa foguete: a UnB testa motor de propulsão híbrida para foguetes de sondagem, desenvolvido com recursos do Programa Uniespaço, da Agência Esácial Brasileira (AEB).

Março

- Impulso para a ACS: capital social da binacional ucraniano-brasileira Alcântara Cyclone Space (ACS) é aumentado em R$ 100 milhões.

- PPP do SGB: AEB e Ministério do Planejamento dão início a processo de contratação de consultoria para estudo de modelagem de Parcerias Público-Privadas (PPP) para o projeto do Satélite Geoestacionário Brasileiro (SGB).

Abril

- Spot Image no Brasil: a empresa francesa Spot Image, geradora e fornecedora de imagens de satélite abre uma subsidiária no Brasil, a primeira na América Latina.

- Satélites equatoriais para observação terrestre: Equatorial Sistemas, de São José dos Campos (SP), apresenta em simpósio do INPE sobre sensoriamento remoto um conceito de monitoramento de regiões tropicais com satélites de órbita equatorial.

Maio

- Cooperação Brasil - Israel: comitiva israelense visita o Brasil para a discussão de possível parceria na área espacial.

- CBERS: Brasil e China ampliam acordo prevendo a distribuição de imagens do CBERS para países africanos.

- Operação Maracati I: é realizado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, a Operação Maracati I, envolvendo o lançamento de um foguete de treinamento Orion, de origem alemã

Junho

- Aquarius na Argentina: sensor Aquarius, construído pela NASA, é enviado à Argentina para integração ao satélite científico e de meio-ambiente SAC-D.

- Antena da ESA na Argentina: Agência Espacial Europeia (ESA, sigla em inglês) anuncia escolha da cidade de Malargüe, Mendoza, na Argentina para a instalação de antena de apoio a missões interplanetárias.
.

Um comentário:

Ramir disse...

Eu tava navegando nesses projetos ai e cheguei a uma conclusão, a Argentina no ramo de satelites ta bem mais avançada que o Brasil !!!

...

Comparando nosso Amazonia-1 ou até mesmo o CBERS-2B com o SAC-D/Aquarius argentino.