quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Cooperação Brasil - Ucrânia

.
MCT busca ampliar cooperação científica na Europa

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, acompanha nesta semana o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em viagem ao continente europeu

Nesta terça-feira, dia 1º, o presidente Lula e o ministro Rezende desembarcam em Kiev, capital da Ucrânia. Brasil e Ucrânia desenvolvem em conjunto diversos projetos, entre eles o de cooperação espacial. O Brasil oferece condições geográficas especiais para o lançamento de foguetes, enquanto a Ucrânia desenvolve a tecnologia para o Cyclone-4, um foguete com capacidade para colocar um satélite em órbita.

Em outubro último, a empresa binacional Âlcantara Cyclone Space (ACS), que é gerenciada pelos dois países, apresentou uma proposta para desobstruir os entraves de transferência de tecnologia, com isso existe a possibilidade de o Brasil participar do desenvolvimento do Cyclone-4.

Na quarta-feira, dia 2, o ministro Rezende deve assinar acordos de cooperação em áreas consideradas prioritárias com os ucranianos, como energia nuclear, além do campo espacial. No mesmo dia, o ministro e o presidente Lula embarcam para Berlim, na Alemanha.

O Brasil é o principal parceiro da Alemanha para cooperação científica e tecnológica na América do Sul. Na visita ao País, o ministro Rezende e o presidente tratam com autoridades alemãs possíveis acordos de cooperação bilateral.

Fonte: JC E-mail, 1º de dezembro de 2009, com informações da Assessoria de Comunicação do MCT.
.

2 comentários:

rondini disse...

Olá Mileski, olá pessoal !

Qual o interesse por parte dos ucranianos em repassar tecnologia espacialpara nós ?

Andre Mileski disse...

Olá, Rondini. Primeiramente, queira me desculpar pela demora em responder seu comentário. Entendo que o interesse o ucraniano é o de gerar divisas para a sua indústria. Parece-me muito razoável imaginar que qualquer transferência de tecnologia deve gerar uma contrapartida ao país transferidor, no caso, uma contrapartida financeira (é o que acontece, por exemplo, na área de propulsão líquida entre o Brasil e a Rússia). Os países da extinta URSS têm indústrias militares e espaciais relativamente bem sofisticadas e capazes, e com o fim da Guerra Fria e redução dos orçamentos internos, a busca por negócios no exterior passou a ser uma questão de sobrevivência.