quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Visita de Lula à Ucrânia: ACS

.
Como já era esperado, um dos destaques da visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Ucrânia esta semana foi o anúncio de que o governo brasileiro, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá financiar parte do investimento ucraniano na Alcântara Cyclone Space. No início deste ano, o blog já havia informado sobre estas negociações ("ACS: aumento do capital social"), à medida em que as visitas de dirigentes da ACS à sede do BNDES, no Rio de Janeiro, ocorriam.

O financiamento brasileiro foi a solução encontrada para dar continuidade ao projeto, dada à dificuldade dos parceiros ucranianos em integralizar o capital subscrito na joint-venture binacional, o que gerou, aliás, muitos momentos de tensão em Brasília. O programa espacial ucraniano não tem recebido muitos investimentos, e alguns projetos que contam com envolvimento de empresas do país europeu enfrentam problemas. É o caso, por exemplo, do consórcio de lançamentos espaciais Sea Launch, que pediu proteção judicial nos EUA (Chapter 11, uma espécie de recuperação judicial), e que tem como sócias as duas empresas ucranianas, estatais que também participam da ACS - Yuzhnoye e Yuzhmash. A norte-americana Boeing, uma das outras sócias, ameaçou inclusive abrir processo arbitral contra os parceiros ucranianos por não se responsabilizarem por parte da dívida do Sea Launch.

Abaixo, links para duas notícias de hoje sobre a visita de Lula à Ucrânia:



Na Declaração Conjunta do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e do Presidente da Ucrânia, Victor Yushchenko, emitida em razão da viagem, a parceria espacial é mencionada em vários parágrafos. Destacamos abaixo os dois principais:

"13. O Presidente da República Federativa do Brasil e o Presidente da Ucrânia congratularam-se pela intensificação das relações bilaterais em diferentes áreas. No que diz respeito à área espacial, reafirmaram o compromisso com a parceria em curso para o lançamento do veículo Cyclone-4, pela empresa binacional "Alcântara Cyclone Space", a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, no Estado do Maranhão, empreendimento considerado de importância estratégica para os dois países.

14. Os dois mandatários manifestaram seu apoio ao desenvolvimento conjunto de novas tecnologias e projetos na área espacial e tomaram nota, com interesse, da proposta brasileira de Protocolo sobre cooperação espacial de longo prazo e da proposta ucraniana de Memorando de Entendimento sobre Cooperação no Desenvolvimento do Sistema de Lançamento Espacial Cyclone-4 no Centro de Lançamento de Alcântara."
.

Nenhum comentário: