quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

CBERS-2 encerra vida útil

.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) anunciou hoje (28), que em 15 de janeiro o satélite CBERS-2 deixou de operar, encerrando a sua vida útil. O CBERS-2 foi lançado a partir do Centro de Taiyuan, na China, em 21 de outubro de 2003, e tinha vida útil inicial estimada em dois anos. "Nestes mais de cinco anos, superou todas as expectativas ao produzir mais de 175 mil imagens que serviram para monitorar o meio ambiente, avaliar desmatamentos, áreas agrícolas e o desenvolvimento urbano", divulgou em nota o INPE.

Desde setembro de 2007, quando o CBERS-2B foi lançado, o Brasil contava com dois satélites próprios para a observação de seu território. Outros dois CBERS, 3 e 4, de nova geração estão atualmente em desenvolvimento e devem ser colocados em órbita em 2011 e 2014, respectivamente. Já se discute inclusive a continuidade do programa CBERS (China-Brazil Earth Resources Satellite) para o desenvolvimento e construção dos CBERS 5 e 6.

Para mais informações sobre o encerramento da operação do CBERS 2, leiam o press-release "CBERS-2 encerra vida útil", disponível no web-site do INPE.
.

Nenhum comentário: