sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Alcântara: reportagens de "O Estado do Maranhão"

.
Como tem sido praxe nos últimos tempos, o jornal "O Estado do Maranhão" está dando grande atenção às questões relacionadas ao Programa Espacial Brasileiro e ao Centro de Lançamento de Alcântara. Na edição de hoje (15), foram publicadas três reportagens sobre a operação Fogtrein I, Alcântara Cyclone Space (ACS) e a assinatura de convênio para reforma de estradas que levam ao CLA. Resumimos abaixo algumas das principais informações dadas pelas reportagens:

- Ainda este ano (provavelmente em novembro ou dezembro) devem ser realizados dois lançamentos de foguetes de sondagem, mas a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), e não de Alcântara;

- As obras de construção da Torre Móvel de Integração (TMI), do VLS-1, já estão sendo executadas e teriam inclusive sido uma das razões para a transferência dos dois lançamentos no final do ano para o CLBI;

- A matéria menciona que o VLS-1 está previsto para ser lançado do CLA no final de 2010. Antes, falava-se em 2011. Como já descrito aqui no blog, o VLS a ser lançado (VT-01), será completo, mas com a ignição apenas dos quatro motores do primeiro estágio, o acionamento do segundo estágio e a separação com o terceiro, que não deverá ser acionado.

- Quarta-feira passada (12), deputados da bancada maranhense se reuniram com o senador Edison Lobão Filho para discutir a possibilidade de retirada do centro espacial de Alcântara, ainda que a ideia tenha sido descartada pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim. Selecionamos alguns dizeres de congressistas citados no texto: "Eu sempre ouvi dizer que não existe melhor localização no Brasil do que Alcântara e agora eles estão com essa chantagem para pressionar as comunidades. Os quilombolas nunca quiseram a saída do CLA e sim uma negociação e o direito de posse", disse ao Domingos Dutra (PT), um dos maiores defensores da causa quilombola. Lobão Filho, por sua vez, falou: "O Ministério da Defesa não quer acabar com Alcântara, mas diante das dificuldades de ampliação, os investimentos serão diminuídos e levados para outros estados, e isso é ruim para nós. Devemos lutar para que os investimentos se concentrem no Maranhão".
.

Um comentário:

phobus disse...

Estamos cansados dessa novela de alcantara e de privilegios de outros nacionais, porque não se constroi uma base no mar,próximo de alcantara, como as plataforma da petrobras,para lançar os foguetes?Os E.U. e Russia vão diminuir o tamanho das armas nucleares para facilitar a manutenção e a China vai deslocar milhares de pessoas para construir uma hidroeletrica e não sofrem tantas pressões na execução em seus interesses de Nação Soberana(nuclear).Nas obras de interesses publicos as propriedades de outros brasileiros são desapropriadas.