quinta-feira, 18 de junho de 2009

Problemas com o VENESAT-1?

.
Segundo o boletim britânico Space Intelligence News (edição de junho), o satélite venezuelano de comunicações VENESAT-1 (também chamado Simón Bolívar), lançado em outubro de 2008, pode ter sofrido uma séria anomalia. A informação, ressalta o boletim, não foi confirmada e vem de fontes não-oficiais. Desde maio, alguns informativos e mesmo veículos de comunicação da Venezuela já especulavam sobre o mal-funcionamento do satélite venezuelano.

Se a anomalia for de fato confirmada, esta será a terceira falha da plataforma (bus, em inglês) DHF-4, desenvolvida e fabricada na China, de um total de três já colocadas em órbita. A confiabilidade do bus DHF-4, que a China tem tentado exportar para alguns operadores (além da Venezuela, o governo da Nigéria também adquiriu um satélite similar, o NigComSat 1, que falhou 18 meses após o seu lançamento, em novembro de 2008) contrasta com o alto índice de sucessos dos lançadores espaciais da família Longa Marcha, também desenvolvidos e produzidos pelo país asiático.

Se a notícia é ruim para a indústria chinesa de satélites, e péssima para Hugo Chávez, que investiu mais de 240 milhões de dólares no projeto do primeiro satélite de seu país. Para conhecer mais sobre o VENESAT-1 e o incipiente Programa Espacial venezuelano, acessem a postagem "Chávez no Espaço".
.

Nenhum comentário: