segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Texus 47 lançado com sucesso

.
Os dois lançamentos previstos da Missão Texus (46 e 47), em novembro, foram concluídos com sucesso ontem, 29. O último foguete VSB-30, de fabricação brasileira, foi lançado às 10h00, horário local do centro espacial de Esrange, da Swedish Space Corporation (SSC), situado no norte da Suécia.

"Ambos os lançamentos foram muito tranquilos e todos os sistemas funcionaram conforme o planejado", disse Otfried Joop, o gerente de projeto da DLR para o programa Texus. "As cargas úteis estavam de volta em Esrange muito rapidamente após os voos e o trabalho de desmontagem dos experimentos demonstrou as excelentes condições dos módulos dos experimentos. De acordo com análise preliminar, os resultados científicos foram muito bons."

O programa Texus é executado juntamente pela Agência Espacial Alemã (DLR), Agência Espacial Europeia (ESA), EADS Astrium e SSC. Os experimentos do voo 46 e 47 foram financiados pela ESA e DLR.

Para saber mais sobre as duas últimas missões europeias do VSB-30, vejam as postagens "Mais sobre as missões do VSB-30 na Europa".
.

Nenhum comentário: