sábado, 6 de novembro de 2010

INPE na Cúpula do GEO

.
GEO: democratização dos dados de observação da Terra para o desenvolvimento sustentável

05/11/2010

Durante a Cúpula Ministerial do Grupo de Observação da Terra (GEO, na sigla em inglês) em Beijing, China, nesta quinta-feira (4/11), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, discursou como representante do Brasil. Confira aqui a íntegra do discurso.

A construção de um sistema global que ofereça e transforme em informação vital para a sociedade os dados obtidos por satélites, entre outras tecnologias de observação da Terra, é um dos objetivos do GEO, organização intergovernamental que congrega 84 países, a Comissão Européia e ainda 56 organizações internacionais.

O compartilhamento de dados para o desenvolvimento sustentável – Data Democracy – e o treinamento e infraestrutura para o seu melhor uso – Capacity Building – são pilares do GEO. São áreas em que o Brasil é pioneiro e avança a passos largos, por já ter estabelecida uma política aberta e gratuita para todos os dados dos seus satélites de observação da Terra.

Em seu discurso, Gilberto Câmara lembrou que, ainda em 2007, foi anunciado pelo Brasil o oferecimento gratuito de dados do CBERS (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres, na sigla em inglês) para os países da África. Neste ano, assinou com o parceiro chinês neste programa de satélites um novo acordo que estende o acesso livre aos dados a todas as nações em desenvolvimento.

Foram citados, também, o satélite Amazônia-1, com lançamento previsto para 2012 e que vai monitorar florestas e agricultura em regiões tropicais do mundo; o desenvolvimento de softwares livres para processamento de imagens de sensoriamento remoto e construção de sistemas de informação geográfica; e a capacitação de técnicos estrangeiros para o monitoramento de florestas, todas iniciativas alinhadas a Data Democracy e Capacity Building conduzidas no Brasil pelo INPE.

Isto significa que, além de disponibilizar os dados, o INPE atua na construção da capacidade para recebê-los, interpretá-los, utilizá-los e levá-los com facilidade ao usuário final.

Hoje integrante de seu Comitê Executivo, o Brasil deve sediar uma Plenária do GEO em 2012. Esta semana na China, de 3 a 5 de novembro, duas plenárias e uma reunião ministerial com representantes dos países membros do GEO definiram metas para o triênio 2011-2013 que visam melhorar o acesso aos dados de observação da Terra, estudar suas aplicações e implantar o GEOSS (Sistema Global de Sistemas de Observação da Terra), idealizado para ampliar a capacidade de monitoramento ambiental do planeta.

Fonte: INPE
.

Nenhum comentário: