sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ensaios de carga útil do VSB-30 no IAE/DCTA

.
IAE realiza ensaios com a carga útil do VSB30

19-11-2010

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) realiza, até dia 20 de novembro, testes com as redes elétricas da carga útil MICROG1A, destinada ao voo do veículo VSB-30 V07, a ser realizado na Operação Maracati II, no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Na Operação Maracati II, o foguete VSB-30 será lançado com a carga útil Micro G1A, da Agência Espacial Alemã, levando ao espaço cerca de nove experimentos de universidades e de diversas instituições brasileiras, sob a coordenação da Agência Espacial Brasileira (AEB).

Os ensaios em andamento incluem uma série de testes funcionais, tais como: o sistema de comunicação de solo (Banco de controle e visualização de dados - EGSE) com a instrumentação de bordo (todas as redes elétricas embarcadas); sistema de recuperação da carga útil; sistema de localização por GPS; sistema de Radio Frequência (RF): Telemetria (Banda S), Telecomando (Banda L) e Respondedor Radar (Banda C); sistema de aquisição, processamento e visualização de dados de telemetria (PCM); sistema de controle de gás frio (RCS); sistema de sequenciamento de eventos de voo; sistema de vídeo embarcado (câmeras de bordo); sistema integrado com os experimentos nacionais de microgravidade (CADEN, DMLM III - FEI; TCM, TCM-C e ECEM - UFSC; SLET e SLM (FORMU-S) - Inpe; EEM - SME/SJC; GPS-AE e VGP - UFRN).

Esses testes, que são realizados no Laboratório de Integração Elétrica do instituto, conta com a participação de pessoal do IAE e do DLR/MORABA, a agência espacial alemã. Após a conclusão desses ensaios, a próxima etapa será o teste funcional geral, denominado Simulação de Voo, agendados para esta sexta-feira.

Os ensaios ambientais da carga útil MICROG1A (propriedades de massa e ensaio dinâmico de aceitação – EDA), previstos para acontecer até o dia 25 de novembro, deverão incluir, além das medidas de massa, CG e inércia da carga útil, o ensaio de vibração da carga útil. Ensaios esses a serem realizados nos laboratórios específicos da Divisão de Integração e Ensaio (AIE) do IAE, com a participação também de pessoal do instituto e do DLR/MORABA.

Fonte: IAE/DCTA
.

Nenhum comentário: