sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Japão: satélite 'econômico' para mercados emergentes

.
Japão vai desenvolver satélite econômico em parceria com empresas

19/11/2010 - 11h13

DA FRANCE PRESSE

O Japão está desenvolvendo um satélite de monitoração cujo custo deve ser equivalente a um quinto do preço dos equipamentos atuais. A meta é ampliar a participação japonesa em mercados emergentes.

Ministério de Comércio anunciou que vai formar parcerias com empresas para desenvolver até 2012 o satélite, que pode ser usado em ajuda humanitária e para outros fins.

A NEC, que participou do desenvolvimento da sonda Hayabusa, responsável pela coleta de amostras de um asteroide, será uma delas.

Egito, Brasil, Indonésia, Tailândia, Dubai e Cazaquistão serão os mercados visados pelos japoneses.

O satélite econômico custará cerca de US$ 120 milhões e será capaz de monitorar o impacto de desastres naturais e mapear regiões florestais.

Fonte: Folha Online

Comentários: o valor mencionado para o satélite, de US$ 120 milhões, não é dos mais competitivos para satélites de monitoramento terrestre. Embora de tecnologia bastante avançada, a indústria espacial japonesa desenvolve e fabrica engenhos espaciais (satélites, sondas e lançadores) considerados bastante caros, o que explica a pequena penetração do país asiático no mercado espacial mundial.

No final de agosto, uma comitiva japonesa esteve no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em São José dos Campos (SP), para discutir num workshop possíveis parcerias no setor espacial ("Cooperação Brasil - Japão: mais sobre o workshop"). No início desse mês, a agência espacial japonesa (JAXA) firmou com o INPE uma carta de intenções para o uso de imagens do satélite radar ALOS.
.

Nenhum comentário: