terça-feira, 2 de novembro de 2010

Venezuela: fábrica de satélites em 2012

.
Segundo reportagem publicada ontem (1º de novembro) no jornal "El Universal", o ministro da Ciência, Tecnologia e Indústrias Intermediárias, Ricardo Menéndez, assegurou que em 2012 estará concluída e em funcionamento a primeira fábrica de pequenos satélites da Venezuela, que será instalada em Borburata, no estado de Carabobo, ao norte do país. Em 29 de outubro, o blog já havia publicado uma postagem destacando a ambição venezuelana em construir seus próprios satélites (veja aqui).

O projeto industrial será realizado com apoio da China, que também forneceu ao país sul-americano o seu primeiro satélite de comunicações, o Venesat-1 / Simon Bolivar, colocado em órbita em novembro de 2008, e contratado dentro de um pacote que teria envolvido transferência de tecnologia.

Os pequenos satélites serão de observação terrestre, para aplicações nos campos de mudanças climáticas, processos de desertificação e solos e estado das bacias hidrográficas, agricultura, entre outras. A reportagem de "El Universal" também menciona, citando o ministro Menéndez, que outra fábrica será instalada na zona de Carimao, mas para a produção de antenas de recepção projetadas especificamente para receber sinais do satélite de comunicações Venesat-1.

Segundo a reportagem, o diretor-executivo da Agencia Bolivariana para Actividades Espaciales (ABAE), Francisco Varela, comentou que os projetos industriais são executados graças à formação de talento humano na República Popular da China, nao apenas por meio de treinamento especializado, mas também com estudos acadêmicos.
.

Nenhum comentário: