segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Cooperação Brasil - República Tcheca

.
Comitiva Tcheca visita AEB

22-11-2010

A primeira reunião feita após a assinatura da carta de intenções para cooperação em tecnologias espaciais entre o ministro de transporte da República Tcheca Vit Bárta, e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem ocorreu nesta amanhã, no auditório da AEB. Estiveram presentes representando a agência o presidente em exercício Thyrso Villela Neto, os diretores Himilcon de Castro Carvalho, Nilo Andrade e o Chefe da Assessoria de Cooperação internacional Embaixador Carlos Campelo. Presidindo a comitiva Tcheca estava o Diretor do Departamento de Apoio a Pesquisa e Desenvolmimento da Agência de Desenvolvimento Investimento e Comércio da República Tcheca, Jiri Krechi.

A carta de intenções prevê explorar o potencial para uma cooperação mutuamente benéfica em programas espaciais; o desenvolvimento tecnológico e industrial; o intercâmbio de dados e aplicações práticas das tecnologias espaciais.Ela também prevê apoio mútuo de apresentações e realização de oficinas na República Tcheca e no Brasil para identificar possíveis áreas de interesse comum, levando em consideração a experiência e interesse e prioridades de ambas as partes, incluindo os das indústrias dos dois países.

Nesse primeiro encontro foram apresentados os programas especiais de ambos os países, além de troca de informações sobre orçamento, tecnologias aplicadas na área espacial e o funcionamento da Czechinvest.

A delegação Checa permanecerá no Brasil até o dia 27 de novembro. Ela visitará o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no dia 23 de novembro e irá a São José dos Campos onde visitará a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) no dia 24 de novembro. Em 25 de novembro conhecerá o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).No dia seguinte encerrará o ciclo de encontros visitando o Departamento de Ciência e Tecnologia Aerospacial (DCTA), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e o Instituo de Fomento a Coordenação Industrial (IFI).

Fonte: AEB

Comentário: em abril deste ano, o blog já havia destacado o interesse da República Tcheca em acordos de cooperação no campo espacial com o Brasil (veja em "Cooperação Brasil - República Tcheca").
.

Nenhum comentário: