sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Concorrências do Amazônia 1 e Lattes 1

.
Foram publicados no Diário Oficial da União de hoje (12) vários avisos de licitações relacionados a subsistemas de satélites em desenvolvimento pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), particularmente o Amazônia 1 e o Lattes 1.

Em setembro, o INPE já havia dado início em algumas das concorrências hoje re-lançadas, mas alguns dias depois da publicação, as mesmas foram revogadas em razão de erro na publicação (concorrência internacional ao invés de nacional). Um erro também burocrático fez com que o aviso de licitação da atualização do banco de controle do VLS, de responsabilidade do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA) e lançado em outubro, fosse nos últimos dias republicado.

Os itens que estão sendo licitados são a antena de banda X do subsistema AWDT (Transmissor de Dados da Câmera AWFI), a estrutura mecânica do módulo de carga útil, e o gravador digital de dados, todos para o Amazônia 1.

Além destes, o INPE também deu início ao processo para a contratação da estrutura mecânica do módulo de serviço (subsistemas) do satélite científico Lattes 1, também baseado na Plataforma Multimissão (PMM). Nos últimos dias, aliás, o instituto declarou vencedora a proposta da Orbital Engenharia, de São José dos Campos, para o fornecimento dos painéis solares do Lattes 1.

Todas as propostas devem ser entregues até o dia 15 de dezembro, com a assinatura de contratos muito provavelmente ocorrendo até o final deste ano.
.

Nenhum comentário: