sábado, 6 de novembro de 2010

COSMO-SkyMed: quarto satélite em órbita

.
O quarto e último satélite de observação terrestre da série COSMO-SkyMed foi lançado com sucesso ontem (5), a partir do centro espacial de Vandenberg, nos EUA.

Formada por quatro satélites idênticos, dotados de um sensor radar de alta resolução que opera em banda X, a constelação Como-SkyMed, desenvolvida e construída pela Thales Alenia Space, é destinada ao imageamento da Terra de dia ou de noite, sob quaisquer condições atmosféricas. O primeiro satélite foi lançado em junho de 2007, o segundo em dezembro de 2007, e o terceiro em outubro de 2008.

A COSMO-SkyMed operará em conjunto com os satélites argentinos SAOCOM, em desenvolvimento, quando estes estiverem em órbita, originando o Sistema Ítalo-Argentino de Satélites para a Gestão de Emergências (SIASGE), previsto num acordo espacial firmado pelas autoridades da Itália e Argentina em julho de 2005. Segundo informações apuradas pelo blog, no vácuo da falta de uma decisão sobre o MAPSAR, teria havido conversas bem preliminares entre autoridades da Agência Espacial Italiana (ASI) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) prevendo um possível desenvolvimento conjunto de um satélite-radar com sensor que opera em banda P (capaz de penetrar sobre certas superfícies, como folhagens). Este satélite, se viabilizado, poderia vir a integrar uma rede comum, como o SIASGE.

Os produtos gerados pelo COSMO-SkyMed e suas aplicações têm sido intensamente promovidos no Brasil pela Telespazio, tanto no mercado privado, como governamental e militar.
.

Nenhum comentário: