terça-feira, 23 de novembro de 2010

Reestruturação do Programa Espacial Brasileiro? - Parte II

.
O jornal "Valor Econômico" de hoje (23) publicou reportagens sobre a reestruturação do Programa Espacial Brasileiro, tema que o blog vem abordando já há algum tempo, e também sobre a situação da binacional ucraniano-brasileira Alcântara Cyclone Space (ACS), particularmente quanto às dificuldades dos sócios ucranianos em aportar o capital necessário para o desenvolvimento da joint-venture.

Segundo o diário, a reestruturação está sendo estudada pela equipe de transição do futuro governo de Dilma Rousseff, e envolveria a criação de agência ou secretaria diretamente vinculada ao Palácio do Planalto. Este novo órgão seria responsável pela articulação do programa, hoje fragmentado entre diferentes entidades dos ministérios da Ciência e Tecnologia, e Defesa, como um todo.

Em 9 de novembro, o blog já havia divulgado informações exclusivas indicando movimentos, liderados pela Secretaria de Assuntos Estratégicos, ligada à Presidência da República, em direção à reestruturação do PEB (ver "Reestruturação do Programa Espacial Brasileiro?").

Sem fazer qualquer juízo do valor, merece atenção o fato de que as reportagens de hoje não foram as únicas desgastantes ou de cunho negativo dirigidas à Agência Espacial Brasileira (AEB) e à ACS. Ontem (22), a "Folha de S. Paulo" publicou uma reportagem sobre irregularidades apontadas em convênio celebrado pela AEB em benefício da ACS (ver "Supostas irregularidades em convênio sobre Alcântara").

Recomendamos a leitura das reportagens, que refletem muito bem todos os movimentos e informações que têm circulado nos bastidores. Os textos estão disponíveis no website do "Valor Econômico" (para assinantes).

Em respeito à legislação vigente sobre direitos autorais, a edição do blog não reproduz conteúdos que não estejam disponíveis gratuita e livremente na internet, ou em clippings oficiais.
.

Nenhum comentário: