sábado, 4 de junho de 2011

Sisfron: "A Andrade Gutierrez está atenta aos satélites"

.
Uma reportagem do jornal "O Globo" de 4 de junho tem uma reportagem, intitulada "Forças Armadas: modernização custa R$38 bi", sobre os planos do Exército Brasileiro e o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron), projeto que o blog Panorama Espacial frequentemente tem destacado e analisado.


A reportagem foi elaborada com base em entrevista com o comandante do Exército, general Enzo Martins Peri. Em dado trecho, o general fala sobre o interesse das indústrias nacionais na iniciativa, com destaque para a menção do grupo Andrade Gutierrez, interessada em satélites: "Já há grandes empresas trabalhando para o que será o Sisfron. A Embraer, por exemplo, criou uma nova unidade, a Embraer Defesa. A Odebrecht também já tem uma unidade voltada para defesa. A Andrade Gutierrez está atenta aos satélites. A Camargo Correa também se movimenta, enfim, há muitas empresas, grandes e pequenas, interessadas no Sisfron."


Nos bastidores, já há algum tempo circulam informações sobre o interesse do grupo Andrade Gutierrez em tecnologia de satélites, destacadamente sistemas de comunicações. Dois pontos merecem ser enfatizados.


O primeiro: a Andrade Gutierrez é uma das acionistas controladoras da Oi, uma das maiores empresas provedoras de serviços de comunicações do Brasil. A aquisição (pela Oi) da Brasil Telecom contou com expressiva participação do governo federal, por meio de capitalização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e de acordo com o que foi largamente noticiado à época, inclusive costura política feita pelo Palácio do Planalto. Para a conclusão da compra, o governo federal impôs algumas obrigações e condicionantes, e um deles "foi olhar de uma maneira mais ampla um sistema de satélites brasileiro" (declaração dada por Luiz Perrone, diretor de assuntos internacionais da Oi, em setembro de 2009, e anotada pelo blog). O pedido foi cumprido e as conclusões da empresa foram enviados ao governo (sobre esse assunto, recomendamos a leitura da postagem "Panorama sobre o SGB", de outubro de 2009. Embora não esteja completamente atualizada, a postagem tem elementos importantes para se entender o SGB). Em serviços de comunicações via satélite, a Oi atua por meio da Hispamar, sociedade com a empresa espanhola Hispasat.


O segundo ponto: a Andrade Gutierrez, segundo confirmado com várias fontes, já teria conversado com vários fabricantes estrangeiros de satélites visando a oportunidades locais, e já teria escolhido o seu parceiro.


O blog continuará acompanhando os movimentos empresariais relacionados, direta ou indiretamente, ao setor espacial brasileiro.
.