segunda-feira, 10 de agosto de 2009

NANOSATC-BR: o primeiro cubesat brasileiro

.
Foi publicado no web-site da revista Tecnologia & Defesa uma pequena reportagem de minha autoria sobre o projeto do primeiro cubesat brasileiro, chamado NANOSATC-BR. O projeto está sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Sinceiros e especiais agradecimentos a Otávio Durão e Nelson Schuch, do INPE, que tornaram possível a coleta de informações para o preparo da reportagem.

Para acessar o artigo, cliquem em "INPE e UFSM trabalham no projeto do primeiro cubesat brasileiro".

Ainda sobre cubesats, no mês passado, escrevi aqui no blog uma nota sobre a iniciativa peruana nesta área, o Chasqui 1. Vejam em "Chasqui I: o cubesat peruano".
.

Um comentário:

Brazilian Space disse...

Olá Mileski!

Já havia postado uma nota em meu blog sobre esse projeto há algum tempo atrás. Tentei até um contato com um dos pesquisadores solicitando informações sobre o mesmo, mas infelizmente não obtive resposta, o que me fez pensar que o projeto havia sido cancelado, já que as informações sobre o mesmo que constavam na net eram bastante antigas. Fico feliz que você as tenha conseguido, pois assim todos terão maiores informações sobre o projeto. Só lamento não está encontrando a revista Tecnologia & Defesa aqui em Salvador para poder adquiri-la

Forte abraço amigo

Duda Falcão