sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

IAE/DCTA: avanços em propulsão líquida

.
Projeto SAMF - Sistema de Alimentação de Motor Foguete

03/02/2011

O SAMF – Sistema de Alimentação de Motor Foguete – tem como principal função fornecer propelentes ao motor foguete a propelente líquido nas pressões e vazões necessárias para o correto funcionamento do motor.

O SAMF está sendo desenvolvido pela empresa Orbital Engenharia com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/Subvenção Econômica da FINEP, em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), através da Divisão de Propulsão Espacial (APE). Ele irá compor o primeiro foguete brasileiro funcionando exclusivamente com motor foguete a propelente líquido, o VS-15. O VS-15 possibilitará a realização de ensaios em vôo do Motor Foguete a Propelente Líquido L15, a fim de verificar se o motor corresponde às características de projeto.

O SAMF é composto por dois reservatórios de propelentes, um de etanol e outro de oxigênio líquido, e um reservatório de gás pressurizante, todos fabricados em fibra de carbono para redução de massa. Além disso, possui diversas válvulas que fazem o controle do fornecimento dos componentes ao motor e o abastecimento dos reservatórios, e reguladores de pressão que controlam a pressão dos componentes nos reservatórios.

O projeto do SAMF já passou pela revisão de requisitos de sistema (SRR) e pela revisão preliminar de projeto (PDR). O sistema está em fase de fabricação dos modelos de engenharia dos reservatórios e dos reguladores de pressão e aquisição dos componentes com a finalidade de montagem de um modelo de engenharia do sistema completo para realização dos primeiros ensaios funcionais a frio.

Fonte: IAE/DCTA
.

Um comentário:

rondini disse...

Olá Mileski.
Se não me engano o IAE e a orbital engenharia já testaram a muito tempo o motor-foguete MFPL-15.
O próximo passo seria a construção do MPFL-75, que utilizaria turbo-bombas, mas não sei qual foi o resultado da empreitada.
O que não entendi é o comentário de que as novas gerações de VLS seriam dotados de propulsão 100% liquida, mas usando tanques pressurizados (pressure-fed cycle).O novo sistema não deveria usar turbo-bombas ?
Afinal qual o empuxo deste motor? Ele seria a continuação do MPFL-75 ?

Um grande abraço Mileski