domingo, 8 de março de 2009

INPE devolve peça de lançador Atlas

.
INPE devolve peça de veículo lançador norte americano

04/03/2009

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realiza amanhã, 5 de março, às 14h, a cerimônia de devolução ao governo americano da peça componente do veículo lançador norteamericano Atlas, encontrada no dia 25 de março de 2008 em uma fazenda na cidade de Montividiu, no Estado de Goiás. A restituição da peça atende ao Artigo 5 do Acordo Internacional sobre Resgate de Astronautas, Retorno de Astronautas e Retorno de Objetos Lançados ao Espaço Exterior, em vigor desde 03/12/1968, e à Nota Diplomática nº 383, de 25/08/2008.

Depois de examinado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que constatou não haver nenhuma carga radioativa, o artefato foi enviado para o Laboratório Associado de Combustão e Propulsão (LCP) do INPE, em Cachoeira Paulista (SP).

A análise técnica revelou que o objeto é um tanque de nitrogênio de alta pressão utilizado em sistemas auxiliares de propulsão líquida, comum em foguetes e satélites. Em uma de suas extremidades havia um dispositivo com características de um aquecedor, utilizado neste tipo de tanque para compensar a diminuição da pressão interna que ocorre na medida em que o nitrogênio é consumido.

Com formato esférico, o objeto estava envolto em fibras de carbono. Segundo os técnicos, esta cobertura de fibra de carbono estava se descolando, sob a forma de pó, porque foi afetada na reentrada do objeto na atmosfera. Foram realizados testes de níveis de concentração de substâncias tóxicas ou inflamáveis, como hidrazina, monometil-hidrazina, dimetil-hidrazina assimétrica, entre outras, todos com resultados negativos. Apenas nitrogênio foi observado em maior concentração.

O tanque ficou sob responsabilidade do INPE, órgão ligado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, aguardando sua eventual entrega ao seu proprietário, segundo as convenções internacionais das quais o Brasil é signatário.

Fonte: INPE
.

Um comentário:

Raul_m disse...

DEVOLVE!!!

Eu li umas duas vezes DESENVOLVE.
Quase caio da cadeira rsrsrs


abraços]